A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) é a maior e mais importante associação dos neurologistas do Brasil. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, congregadora dos que exercem e/ou cultivam a Neurologia e ciências afins no Brasil. Foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de maio de 1962 e registrada no Primeiro Oficio de Registro de Títulos e Documentos da cidade de São Paulo. Representa a Neurologia Brasileira na “World Fereration of Neurology” e dirige a sessão de Neurologia da Associação Médica Brasileira, no Conselho das Especialidades. Tem como fundamento a promoção do desenvolvimento cientifico da Neurologia Brasileira.
Através de suas comissões, discute assuntos amplos, como a Residência Médica em Neurologia e Programas de Ensino da Neurologia a nível de Graduação e Pós-graduação, além de ser um foro de discussão científica e de assuntos relacionados às atividades profissionais do Neurologista.
Promove o Congresso Brasileiro de Neurologia e apoia diversos outros de subespecialidades neurológicas organizados pelos respectivos Grupos de Trabalho.
Estrutura Organizacional
- Diretoria Executiva;
- Diretoria Regional;
- Capítulos Estaduais;
- Departamentos Científicos;
- Conselho Deliberativo;
- Comissões;
- Representações junto a outras entidades;
- Conselho Fiscal e de Patrimônio.