Faça parte da ABN!
Associe-se a nossa Sociedade.
A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) é a maior e mais importante associação dos neurologistas do Brasil. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de duração inderteminada, congregadora dos que exercem e/ou cultivam a Neurologia e ciências afins no Brasil. Foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 5 de maio de 1962 e registrada no Primeiro Oficio de Registro de Títulos e Documentos da cidade de São Paulo. Representa a Neurologia Brasileira na “World Fereration of Neurology” e dirige a sessão de Neurologia da Associação Médica Brasileira, no Conselho das Especialidades. Tem como fundamento a promoção do desenvolvimento cientifico da Neurologia Brasileira.
Através de suas comissões, discute assuntos amplos, como a Residência Médica em Neurologia e Programas de Ensino da Neurologia a nível de Graduação e Pós-graduação, além de ser um foro de discussão científica e de assuntos relacionados às atividades profissionais do Neurologista.
Os membros da Academia Brasileira de Neurologia têm múltiplas vantagens que vão desde descontos especiais em eventos organizados pela ABN até acesso a conteúdo informativo exclusivo pelo Portal ABN.
A ABN é a entidade representativa do Brasil junto a Associação Médica Brasileira.
Mais benefícios:
Publicações
Receber antecipadamente a publicação online das Revistas Arquivos de Neuro-Psiquiatria e Dementia & Neuropsychologia, antes mesmo da disponibilização na Scielo.
Eventos e Congressos
Referência
Apoio em eventos
Divulgação para todos os membros da ABN de cursos e eventos no qual você esteja envolvido.
Foro de discussão
Representatividade na ABN
Pertencer em até três Departamentos Científicos.
Eventualmente ser convidado a participar de atividades científicas, culturais e ou das comissões da Diretoria da Academia.
Usufruir os recursos e vantagens da Sede Própria da ABN.
Encontre seu médico
Defesa Profissional
Ações de competidores não-médicos.
Condições para ingressar
na Academia Brasileira de Neurologia
Verifique em qual categoria se enquadra, preencha o formulário e envie toda documentação necessária, para o email contato@abneuro.org.br
Membro Titular
É necessário preencher uma das seguintes condições:
Ser médico neurologista e:
- Possuir Título de Especialista em Neurologia fornecido pela ABN-AMB; ou
- Possuir Título na área de atuação em Neurologia Pediátrica fornecido pela ABN, AMB e Sociedade Brasileira de Pediatria – SBP.
Membro Efetivo
É necessário preencher uma das seguintes condições:
Ser médico neurologista e:
- Ter concluído Residência Médica em Neurologia Clínica em Programa aprovado nos termos do Decreto da Presidência da República nº 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM; ou
- Ter completado programa de Residência Médica na área de Atuação em Neurologia Pediátrica em programa aprovado nos termos do Decreto da Presidência da República nº 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM; ou
Membro Efetivo Associado
É necessário preencher uma das seguintes condições:
Ser médico e:
- Ter completado residência médica em área de atuação reconhecida nos termos do Decreto da Presidência da República n. 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM, cujo pré-requisito inclua certificação, que incluem Medicina do Sono, Neurofisiologia Clínica, Dor, Cuidados Paliativos, e demais áreas da Neurologia supervenientemente aprovadas pela AMB;
- Ter completado estágio de Neurologia Clínica ou Neurologia Pediátrica com carga horária equivalente à Residência Médica, reconhecido pela ABN;
- Ter completado residência médica em Neurocirurgia nos termos do Decreto da Presidência da República n. 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM;
- Possuir grau de Mestre ou Doutor em Neurologia obtido ou reconhecido por faculdade de medicina do país;
- Possuir título de professor de Neurologia, de livre docente em Neurologia obtido por concurso público por provas e títulos em faculdade de medicina do país;
- Ter completado 100 (cem) créditos na área de Neurologia de acordo com a regulamentação específica prevista no regimento geral. (localizado no fim desta página)
Membro Aspirante
Será Membro Aspirante o médico que tiver a sua Proposta de Admissão aprovada pela Diretoria e obedecer aos requisitos impostos no Estatuto, conforme seguem abaixo:
Preencher no mínimo 01 (um) dos seguintes requisitos:
- Estar cursando Residência Médica em Neurologia Clínica em Programa aprovado nos termos do Decreto da Presidência da República nº 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM; ou
- Estar cursando programa de Residência Médica na área de Atuação em Neurologia Pediátrica em programa aprovado nos termos do Decreto da Presidência da República nº 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM
Membro Aspirante Associado
É necessário preencher uma das seguintes condições:
Ser médico e:
- Estar cursando Residência Médica em área de atuação reconhecida nos termos do Decreto da Presidência da República n. 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM, cujo pré-requisito inclua Medicina do Sono, Neurofisiologia Clínica, Dor, Terapia Intensiva e demais áreas de atuação da Neurologia supervenientemente aprovadas pela AMB;
- Estar cursando Residência Médica em Neurocirurgia em programa aprovado nos termos do Decreto da Presidência da República n. 8.516/15 e Comissão Mista de Especialidade CFM – AMB – CNRM;
- Estar cursando estágio em Neurologia Clínica ou Neurologia Pediátrica com carga horária equivalente à residência médica, em programa reconhecido pela ABN.
Membro Discente
Será Membro Discente o estudante de medicina que tiver a sua Proposta de Admissão aprovada pela Diretoria.
Membro Associado Discente
Será Membro Associado Discente o estudante de ensino superior com interesse em área afim à neurologia e que tiver a sua Proposta de Admissão aprovada pela Diretoria da ABN.
O candidato deve encaminhar carta do estabelecimento de ensino superior dirigido à Secretaria-Tesouraria que comprove que o mesmo cursa medicina (Discente) ou área afim a neurologia (Discente Associado), o formulário de filiação deverá ser solicitado junto à ABN.
Membro Afiliado
Será Membro Afiliado o médico não neurologista que, satisfazendo as condições previstas neste Estatuto e no Regimento Geral, tiver a sua Proposta de Admissão aprovada pela Diretoria, além de:
- For membro, em pleno direito e gozo de suas atribuições da Associação Médica Brasileira – AMB, por meio de suas Federadas;
- Estar registrado em um dos Conselhos Regionais de Medicina do País;
- Submeter Proposta de Admissão com currículo e comprovante dos requisitos acima (a) e (b), assinada, à Secretaria-Tesouraria Geral.
Membro Associado
Será Membro Associado o profissional de nível superior (sem ser medicina) que, satisfazendo as condições previstas neste Estatuto e no Regimento Geral, tiver a sua Proposta de Admissão aprovada pela Diretoria, além de:
- Exercer atividade afim à Neurologia;
- Submeter Proposta de Admissão com currículo e comprovante dos requisitos acima (a) e (b), assinada, à Secretaria-Tesouraria Geral.
Membro Titular Emérito
O título de Membro Titular Emérito será concedido ao Membro Titular, médico neurologista com mais de 15 (quinze) anos de filiação à ABN, e com mais de 70 (setenta) anos de idade, mediante parecer da Diretoria (com homologação do CD), baseado em informação anual da Secretaria-Tesouraria Geral.
Membro Benemérito
O título de Membro Benemérito será conferido a personalidades físicas ou jurídicas que tenham prestado relevantes serviços, ou feito expressivas doações à ABN, devendo a proposta ser apresentada por, no mínimo, 03 (três) Membros Titulares ou Membros Titulares Eméritos, aprovada pela Assembleia Geral.
Os candidatos a membros Titular, Efetivo, Efetivo Associado, Afiliado, Aspirante Associado e Associado, deverão enviar à Secretaria-Tesouraria Geral:
- carta solicitando admissão;
- curriculum vitae resumido;
- comprovantes de estar em dia com o CRM e com a Federada da AMB (quando médico);
- cópia do diploma de graduação;
- documento comprovando suas credenciais para ingressar na categoria à qual se Candidata.
Membro Honorário
O título de Membro Honorário será conferido a médicos ou pesquisadores que tenham se distinguido no progresso das neurociências, devendo a proposta ser apresentada por, no mínimo, 03 (três) Membros Titulares ou Titulares Eméritos da ABN, aprovada pela Assembleia Geral.
Membro Correspondente
Será Membro Correspondente o médico estrangeiro que tiver a sua Proposta de Admissão aprovada pela Diretoria, comprovando:
- O exercício da Neurologia ou atividade afim à Neurologia em seu país;
- Submissão da Proposta de Admissão, assinada por 02 (dois) membros (Titulares ou Eméritos) da ABN, à Secretaria-Tesouraria Geral
Membro Técnico
A categoria de Membro Técnico (MTec) será destinada aos profissionais de nível médio que exerçam atividade técnica relacionada a neurologia e que atendam ao disposto no Regimento Geral Título I –, Art. 1º, Parágrafo 6º.