Abril promete ser muito mais do que um simples quarto mês do ano como ocorria até então. Portanto, neste 2024, eleve suas aspirações e prepare-se para entrar em uma roda viva de conhecimentos neurológicos baseados em evidências, pautados em ética e excelência.
A hora próxima: antes do fim do mês, a Academia Brasileira de Neurologia orgulhosamente apresentará aos especialistas e demais médicos, aos acadêmicos e residentes, o seu mais novo espaço de comunicação/interação: o canal Sinapse ABN.
A programação será veiculada no perfil do Instagram (instagram.com/abneuro), tendo o selo de qualidade ABN em boa prática e ética médica.
Haverá inserções diárias sobre temas de atualização e das revisões em Neurologia, pesquisas, casos clínicos de aprendizado através de didática de desafios diagnósticos de neuroimagem até aspectos históricos da especialidade, conforme antecipa José Luiz Pedroso, diretor e membro titular da Academia, que coordena o canal Sinapse ABN juntamente com Roberta Arb Saba Rodrigues Pinto, também diretora e membro titular.
A ideia é que o canal Sinapse ABN seja campo de amadurecimento e construção de saberes nos distintos campos da ciência neurológica.
A Academia considera essencial, por exemplo, polemizar sobre ética como meio de combater a utilização temerária das mídias com notícias falsas; de por fim à exposição oportunista; além de adotar as medidas cabíveis aos casos de adoção de técnicas e habilidades não comprovadas pela ciência.
A propósito, com tudo que se vê nas redes sociais, a Medicina também ganhou ares de Fla-Flu em tempos recentes; ou melhor, de história de mocinho e vilão. O resultado é que aumentam na internet as mais desconexas e imprecisas informações sobre doenças, diagnóstico, tratamento, enfim, risco de morte no ar.
O conteúdo do canal Sinapse ABN é de responsabilidade dos coordenadores Pedroso e Roberta, em preciosa parceria com Pedro Henrique Almeida Fraiman, R4 em Neurologia Clínica, Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo.
Por fim, fica o destaque de que a nova iniciativa da Academia visa à contraposição a erros malintencionados e a esclarecer equívocos, fornecendo ao neurologista material científico acadêmico de atualização de temas de qualidade.
Ao mesmo tempo, quer chacoalhar as redes sociais com conteúdos quentes de cunho científico acadêmico, publicações e formas de aprendizado para os jovens neurologistas e residentes de maneira didática com casos clínicos.
Fique de olho.