Notícias

Você está aqui:

Sapucaia do Sul é a 2ª Cidade Angels do mundo

Sapucaia do Sul, RS, acaba de ser proclamada a mais nova Cidade Angels, iniciativa de abrangência mundial que visa a redução de mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Autoridades, profissionais da saúde e da educação, pacientes e alunos parceiros da prevenção ao AVC lotaram o auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, IFSul, na noite de 25 de março de 2024 para celebrar o reconhecimento do município como exemplo em atendimento ágil e tratamento eficaz da doença.

Sapucaia, aliás, é referência em AVC na sua região. Atende aproximadamente 500 pacientes por ano, com taxa de mortalidade que caiu de 14,2% para 6,2%.

A conquista se deu após a organização do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV) para melhor efetividade dos tratamentos, com reconhecimento, em 2022, pela Organização Mundial do AVC como centro Essencial e posterior premiação, em 2023, com o título Gold Status pela Iniciativa Angels.

O treinamento em práticas ideais de socorro das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve a excelência reconhecida com o recebimento do Diamond Status.

Por fim, os sintomas e formas de socorrer vítimas passaram a fazer parte da grade curricular das escolas do município, com 200 professores sendo capacitados para ensinar cerca de 4.000 alunos da rede pública.

Durante a cerimônia oficial de entrega da laurea, Diógenes Guimarães Zãn, coordenador da Linha de Cuidado do AVC da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, instituição que administra o hospital, destacou a união de todos para o sucesso do projeto. Ele chamou ao palco e cumprimentou os líderes de todas as esferas responsáveis pelo trabalho, além dos pacientes que tiveram o atendimento dentro dos padrões exigidos pela certificação e estudantes impactados pela causa.

Em um relato emocionado, o neurologista frisou que a festa que a cidade estava vivendo era do tamanho do envolvimento da comunidade com a iniciativa. “Ouvir o depoimento dos pacientes e das crianças é o maior estímulo para seguirmos nesse caminho”, arrematou.

Reconhecimento

Em um clima de muita satisfação e alegria, a líder global da Iniciativa Angels, a espanhola Belen Velazquez, fez a entrega da placa Cidade Angels para representantes das instituições envolvidas.

“Sou grata e estou orgulhosa pela 2ª Cidade Angels, projeto que salva vidas no Brasil e no mundo”. Para Kamila Fachola, líder nacional da Iniciativa, foi uma vitória da comunidade.

Carlos Roberto Rieder, presidente da Academia Brasileira de Neurologia, cumprimentou a cidade pelo certificado e lembrou da necessidade da área da saúde se preparar bem para tratar das doenças neurológicas.

“As pessoas estão vivendo mais e esta realidade exige que estejamos prontos para atender esses pacientes”.

A presidente da Organização Mundial do AVC, Sheila Martins, por sua vez, elogiou a coragem dos envolvidos em aceitar o desafio.

“Bons gestores de saúde fazem a diferença na vida das pessoas”, concluiu ela.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro