Notícias

Você está aqui:

A meditação traz benefícios ao sistema neurológico?

A meditação é uma alternativa muito buscada por pessoas que desejam desenvolver a consciência corporal, aliviar o estresse, balancear e possuir mais controle sobre as emoções.

Além da saúde mental, também pode contribuir para a saúde física, pois traz benefícios para o sistema neurológico. Segundo o dr. Raphael Spera, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), há estudos que comprovam o impacto da meditação na função na função do cortex mesial temporal, insula, amigdala e default Mode network.

“Tem trabalho que atesta que a meditação pode melhorar a tensão, o foco e a memória de curto prazo. Além de eventualmente contribuir para o tratamento de outras esferas, como sintomas de ansiedade, depressão e até enxaqueca”, pontua.

São vastas as pesquisas que indicam diminuição de sintomas depressivos, melhora da criatividade e do raciocínio lógico e melhora de distúrbios como asma, epilepsia, déficit de atenção, com a aplicação de uma rotina de treinamento de meditação. Em caso de dúvidas, consulte seu neurologista.

Referências

frontiersin.org/articles/10.3389/fnbeh.2022.928522/full
nature.com/articles/s41598-022-15195-6

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro