Notícias

Você está aqui:

Dia Mundial de Conscientização da Cefaleia em Salvas

A cefaleia em salvas é uma condição caracterizada por uma dor de cabeça lancinante, geralmente localizada em um lado da cabeça, em torno do olho. Essa dor é acompanhada de lacrimejamento, queda da pálpebra e congestão nasal, todos esses sintomas ocorrendo no mesmo lado. É considerada uma das dores mais intensas que uma pessoa pode sentir.

Os episódios de dor podem ocorrer várias vezes ao dia durante um período de tempo, normalmente de 2 a 3 meses, seguido por um período de remissão que pode durar de 1 a 2 anos, aproximadamente. Esses ciclos se repetem ao longo da vida, daí o termo “cefaleia em salvas”, indicando sua natureza periódica.

A cefaleia em salvas acomete de 0,1% a 0,4% da população, com uma estimativa de mais de 300 mil casos no Brasil. A causa específica da condição ainda é desconhecida, mas sabe-se que envolve uma alteração em uma área específica do cérebro responsável pelo relógio biológico, que controla o ciclo de sono e vigília. A razão exata para essa alteração ainda não foi determinada.

O diagnóstico da cefaleia em salvas é, muitas vezes, demorado. Os pacientes passam anos buscando respostas, e é comum que sejam erroneamente diagnosticados com enxaqueca, uma condição diferente, com tratamento distinto. Como resultado, muitos pacientes sofrem por muito tempo sem o tratamento adequado. Embora não haja cura para a cefaleia em salvas, existem opções de tratamento eficazes para gerenciar os sintomas.

Anualmente, a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), com o apoio da Associação Brasileira dos Portadores de Cefaleia em Salvas (Abraces), promovem campanhas de conscientização para alertar sobre os sintomas da cefaleia em salvas: dor intensa e unilateral, com duração de aproximadamente 30 a 45 minutos e acompanhados de lacrimejamento, devem ser reconhecidos como possíveis sinais desta condição.

O neurologista é o especialista indicado para diagnosticar e tratar a cefaleia em salvas. Os pacientes podem entrar em contato com a ABN, a SBC ou a Abraces para encontrar um profissional em sua região ou obter informações sobre atendimento em serviços públicos.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro