Notícias

Você está aqui:

7 em cada 10 brasileiros sofrem riscos iminentes de vida devido a doenças do sono

A medida que o mundo avança em ritmo acelerado, uma necessidade de todos nós passa, por vezes, a ser negligenciada: o sono. Talvez nem todos saibam, mas 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas, entre elas, a insônia, de acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O momento é bem adequado para a reflexão. Afinal, aos 15 de março, hoje, é destacado anualmente o Dia Mundial do Sono. É primordial que cada um de nós avalie como estão nossos padrões e hábitos para dormir, busque tratamento para eventuais distúrbios, e repense sobre os impactos significativos que o sono inadequado pode ter em nossa saúde e segurança.

Para explorar mais a fundo essa temática, conversamos com o Dr. Fernando Gustavo Stelzer, coordenador do Departamento de Sono da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Ele enfatiza que o sono não possui padrões definidos, mas sim dimensões, incluindo duração e qualidade.

Relata também que, embora não haja uma estatística nacional sobre a duração média do sono no Brasil, um adulto saudável deve dormir ao menos sete horas por noite para garantir um sono reparador. No entanto, muitos brasileiros enfrentam dificuldades para atingir essa meta, seja devido às trocas de turno desreguladas ou por hábitos inadequados antes de dormir, como o uso excessivo de eletrônicos, por exemplo.

Principais distúrbios do sono no Brasil

Há três distúrbios do sono prevalentes entre os brasileiros: apneia obstrutiva do sono, insônia crônica e síndrome das pernas inquietas. A apneia do sono, afetando cerca de um terço da população adulta, é uma preocupação particular, pois pode levar a complicações sérias de saúde, incluindo problemas cardíacos. A insônia crônica e a síndrome das pernas inquietas também são amplamente observadas, impactando negativamente o bem-estar físico e mental daqueles que sofrem com estas condições.

Impacto da qualidade do sono na saúde e bem-estar

A qualidade do sono está diretamente ligada à saúde mental e física. O Dr. Stelzer alerta que o sono impróprio pode resultar em ansiedade, depressão, dificuldades de memória e desempenho cognitivo comprometido. Além disso, distúrbios relacionados aumentam o risco de condições crônicas, como diabetes e doenças cardíacas, e podem afetar negativamente relacionamentos pessoais e profissionais.

Relação entre privação do sono e acidentes, especialmente no trânsito

Uma preocupação significativa é a associação entre privação do sono e acidentes, principalmente no trânsito. Estudos demonstraram que cerca de 70% dos episódios estão de alguma forma relacionados a não dormir bem. Moral da história: temos brasileiros morrendo, ficando inválidos e acabando com suas vidas produtivas por falta de sono.

Dr. Fernando pontua que dirigir com sono pode ser tão perigoso quanto pegar o volante sob a influência do álcool, enfatizando a relevância de conscientização e medidas preventivas.

Promovendo hábitos de sono saudáveis

Para promover hábitos de sono saudáveis e prevenir distúrbios do sono, é fundamental a conscientização sobre a importância do sono para uma boa qualidade de vida. Além disso, estabelecer um ambiente adequado para dormir, manter horários regulares de sono, evitar o uso de telas eletrônicas antes de dormir e limitar o consumo de cafeína e álcool são passos indispensáveis.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro