Notícias

Você está aqui:

Curso “Elaboração de diretrizes baseadas em evidências” começa em 17 de fevereiro

Os últimos preparativos para o início do curso “Elaboração de diretrizes baseadas em evidências” estão a todo vapor!

Wanderley Marques Bernardo, coordenador do Programa Diretrizes da Associação Médica Brasileira (AMB) e professor de Medicina Baseada em Evidências (MBE) na Universidade de São Paulo (USP), conduzirá o curso. O médico já declarou que elaborar diretrizes não é uma atividade inflexível, insensível ou teórica, e explica que esse processo pode ser adaptado para acomodar várias realidades de prática médica, considerando as variações de efeito e estrutura do sistema de saúde local.

“Embora algumas condutas sejam proibitivas independentemente do ambiente, a evidência sempre fornece opções, muitas vezes com tamanhos diferentes de benefício, dano e nível de certeza, mas que nunca são contraindicadas devido ao seu nível baixo de benefício, alto de dano ou alto de incerteza”, afirma.

Foram mais de 400 os cursos de elaboração de diretrizes baseadas em evidência realizados pelo dr. Wanderley, parte de uma iniciativa conjunta com as sociedades de especialidade de homogeneizar o que deve ser ofertado aos pacientes. “A convivência com as diversas especialidades me ensinou muito”, pondera, “principalmente na valorização das dificuldades e barreiras enfrentadas no dia a dia do relacionamento médico-paciente para a implementação da evidência científica na prática”.

No próximo dia 17, sexta-feira, entre 9h e 12h, acontecerá a primeira aula do curso, com foco nos fundamentos de Medicina Baseada em Evidência, aspectos gerais sobre a formulação da dúvida clínica, delineamentos da pesquisa clínica e elementos de qualidade de Diretrizes Baseadas em Evidência. Até maio, as aulas ainda abordarão revisão sistemática, contextualização, recomendação e implementação.

Inscreva-se até 15 de fevereiro em forms.gle/1JhGMERNEHSusKjB8.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro