Notícias

Você está aqui:

Webinar | O prejuízo cognitivo da esclerose múltipla: como reconhecer e como tratar

Não perca! Na próxima terça-feira, dia 30 de janeiro, das 19h às 20h30, os médicos Diogo Haddad e Carina Tellaroli, sob moderação de Maria Fernanda Mendes, discutirão como reconhecer e tratar o prejuízo cognitivo da esclerose múltipla (EM). A sessão é aberta a todos os interassados no tema, de profissionais da saúde a pacientes e seus familiares. Perguntas e troca de experiência serão bem-vindas.

“O prejuízo cognitivo pode se manifestar de diversas formas, afetando principalmente funções como a memória, a velocidade de processamento de informações, a atenção, a função executiva, que inclui planejamento e resolução de problemas, e a capacidade visuoespacial. É possível que pacientes tenham dificuldade em recordar informações recentes, manter foco em tarefas por períodos prolongados, organizar e planejar atividades diárias, ou até mesmo em navegar por espaços complexos”, explica o dr. Diogo.

Ele destaca que os desafios no reconhecimento do prejuízo cognitivo em EM são significativos. “Muitas vezes, essas dificuldades são sutis e podem ser confundidas com fadiga ou depressão, também comuns na doença. Além disso, o prejuízo cognitivo pode não ser evidente nas fases iniciais, fazendo com que os próprios pacientes não percebam as mudanças que estão ocorrendo. Isso torna a avaliação cognitiva regular uma ferramenta importante, embora ainda subutilizada no segmento.”

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), cerca 40 mil pessoas no Brasil vivem com a condição. Aquelas com idade média entre 20 e 40 anos costumam ser as mais afetadas – especialmente as mulheres brancas.

A live é uma das várias atividades que assinalam o compromisso da Academia Brasileira de Neurologia com a educação médica continuada de alto nível para seus associados. Acesse abneuro.org.br/evento/webinar-o-prejuizo-cognitivo-da-esclerose-multipla-como-reconhecer-e-como-tratar/ para se inscrever.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro