Notícias

Você está aqui:

Inovação e internacionalização em Campinas

O aguardado XXXI Congresso Brasileiro de Neurologia, a acontecer entre os dias 16 e 19 de outubro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, promete ser uma imersão nos últimos avanços científicos da área. Segundo Fernando Cendes, presidente do evento realizado pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), a Comissão Organizadora está empenhada em consolidar as práticas de sucesso das edições anteriores, buscando repetir e aprimorar o que tem sido bem avaliado pelos participantes.

Novidades bem-vindas

Há inovações experimentais no horizonte, como uma sessão conjunta com a Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV) para explorar sinergias entre neurologistas humanos e veterinários.

“Nem todos sabem”, pontua o médico, “mas muitos dos problemas neurológicos que acometem homens e mulheres também se manifestam nos pets. Nesse caso, compartilhar conhecimentos é proveitoso tanto para quem cuida de pessoas quanto para aqueles que cuidam de animais.”

Pensando nas mudanças ocorridas desde a última edição, em 2022, que teve como palco a capital cearense, o dr. Cendes salienta ainda o surgimento de novos tratamentos para diversas doenças – embora ainda estejam em fase de estudo ou aprovação, eles são motivo de celebração para todos os profissionais da saúde. A ênfase do congresso será, portanto, em aspectos práticos da atuação médica. Não faltarão atualizações relevantes para especialistas, residentes, recém-formados e até mesmo para os que andam distantes dos grandes centros acadêmicos.

Outro destaque é a inclusão de uma sessão em espanhol na programação, planejada para atrair participantes da América Latina. Ao assinalar que não é necessário se deslocar apenas para a Europa ou para os Estados Unidos em busca de informação de qualidade, a iniciativa visa conferir ao encontro uma dimensão internacional.

“A propósito, existem membros da Comissão Organizadora que integram a Diretoria da Federación Panamericana de Neurología (PAFNS). Através desses colegas, pretendemos alcançar mais pessoas e focar na promoção de uma internacionalização profunda”, comenta.

Programação

Não é tarefa fácil eleger os nomes que conduzirão atividades do evento. O dr. Cendes explica que são priorizados convites feios a palestrantes reconhecidos como referências em seus campos, a fim de equilibrar expertise e disponibilidade. A análise cuidadosa de sugestões e o esforço conjunto com os Departamentos Científicos da ABN contribuem para uma seleção ponderada.

Afinal, serão esses médicos e médicas, pesquisadores e pesquisadoras os responsáveis por abordar temas das mais variadas subáreas da Neurologia. “O avanço tecnológico, especialmente o papel da Inteligência Artificial nos procedimentos diagnósticos, será esmiuçado, refletindo as transformações mais recentes na prática neurológica. Terapias genéticas e imunobiológicos, por exemplo, atravessarão as discussões”, adianta o presidente.

A programação contará com workshops práticos, cursos hands-on e eventos sociais para estreitar os laços da comunidade científica.

Os interessados em apresentar trabalhos têm até o dia 10 de junho para submeter resumos. Saiba mais em congressoabneuro.com.br/trabalhos/index.php.

Interior efervescente

Com a escolha de Campinas como sede, a 31ª edição do Congresso ABN reconhece a pujança do saber produzido fora das capitais. Além disso, o dr. Cendes lembra as vantagens logísticas da cidade, que é próxima a São Paulo e tem acesso facilitado pelos aeroportos de Viracopos e Guarulhos.

O Royal Palm Plaza Resort Campinas, local escolhido, oferece um ambiente acolhedor, com seu moderno centro de convenções capaz de acomodar até 5 mil participantes. O hotel também proporcionará atrativos para acompanhantes e familiares.

Participe

Inscrições com valor de 1° lote podem ser feitas até 25 de março. Não perca tempo, garanta seu lugar! Acesse congressoabneuro.com.br/inscricoes/index.php#topo e confira as condições para cada categoria profissional.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro