Notícias

Você está aqui:

Sintomas comportamentais e psicológicos na demência no contexto da longa permanência

Este é o terceiro de três artigos do periódico da ABN, publicados neste segundo semestre de 2023, que destacamos. Confira.

Um estudo recente conduzido por pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu lançou luz sobre os desafios enfrentados pelos cuidadores de idosos com demência que vivem em instituições de longa permanência e os benefícios potenciais das intervenções psicoeducacionais.

A demência, condição caracterizada por mudanças cognitivas e comportamentais que levam a uma perda funcional, tornou-se uma preocupação de saúde global com o envelhecimento da população. A Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência, apresentando desafios tanto para os enfermos quanto para seus cuidadores.

Os objetivos do presente estudo foram investigar a prevalência de sintomas comportamentais e psicológicos de demência em idosos residentes em instituições de longa permanência, determinar a prevalência de sobrecarga e transtornos mentais comuns em cuidadores e avaliar a efeitos de uma intervenção psicoeducacional.

O estudo constatou que os sintomas comportamentais e psicológicos de demência são uma preocupação significativa, com taxas de sintomas como apatia, depressão, distúrbios do sono, agitação e psicose variando entre os residentes.

Uma descoberta importante do estudo foi em relação à prevalência de transtorno mental comum entre os cuidadores. O estudo mostrou que aproximadamente 33% deles apresentaram sinais de transtorno mental comum, o que é maior do que a taxa na população brasileira em geral.

Esse estudo é significativo por enfatizar o papel crucial dos cuidadores e a necessidade de apoio e treinamento para ajudá-los a prestar melhores cuidados a idosos com demência. As descobertas também destacam o valor das intervenções psicoeducacionais na redução da sobrecarga dos cuidadores, o que é essencial para garantir o bem-estar tanto dos cuidadores quanto dos indivíduos aos quais eles prestam auxílio.

REFERÊNCIA

Duarte ESR, Jacinto AF. Behavioral and psychological symptoms of dementia in the long-term care setting: assessment of aged adults and intervention for caregivers. Dement. neuropsychol. 2023;17:e20230018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2023-0018

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro