Notícias

Você está aqui:

Retorno radiante

Realizada nos dias 1 e 2 de dezembro no Mar Hotel Conventions, no Recife, a 14ª edição da Reunião de Pesquisadores em Doença de Alzheimer e Desordens Relacionadas (RPDA) marcou a volta das interações presenciais, após o hiato imposto pela pandemia de Covid-19, e uma importante convergência de especialistas e estudiosos das neurociências cognitivas e do comportamento.

Sob a organização da comissão composta por Breno Barbosa, professor adjunto do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco (CCM/UFPE), Elisa Resende, professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM/UFMG) e Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG), e Adalberto Studart, neurologista do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMSUP), respectivamente, coordenador, vice-coordenadora e secretário do Departamento Científico (DC) de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o evento cumpriu sua missão de facilitar o diálogo e a colaboração entre grupos dedicados ao estudo da área.

Os temas abordados durante a RPDA, que já soma 26 anos de existência, refletiram a amplitude e a complexidade da investigação no campo, com enfoque em biologia e genética molecular, diagnóstico, epidemiologia, neuroimagem e biomarcadores, neuropsicologia, patologia e terapêutica.

“A fisiopatologia do Alzheimer”, lembra a dra. Elisa, “não é totalmente compreendida. Sabemos que existem algumas proteínas que se acumulam no cérebro, a beta-amilóide, a tau fosforilada, mas não desvendamos por que e através de quais mecanismos essas proteínas levam à morte celular, à morte neuronal e ao declínio cognitivo. Portanto, é fundamental que haja interação entre genética, neuroimagem, epidemiologia, biomarcadores e patologia, por exemplo. Só assim entenderemos, de forma mais rigorosa, o Alzheimer e outras demências.”

Ela sublinha ainda que é preciso desenvolver no Brasil os trabalhos que em geral nascem no Hemisfério Norte. “Não dá para viver à sombra dos norte-americanos e dos europeus. Nossa região possui mecanismos próprios. Cultura, linguagem, ancestralidade são específicas.”

O dr. Breno explica que uma comissão científica que contou com especialistas de diferentes áreas, universidades e serviços dedicados à pesquisa em Alzheimer – com destaque para os do Nordeste e sobretudo para os do Recife, cidade sede -, escolheu os temas com bastante cuidado. “Entendemos que a oportunidade de reunir no mesmo encontro pessoas de atuação diversa, além de alunos da graduação, da pós-graduação e residentes, contribui para o avanço dos debates no país”, afirma, destacando o caráter agregador da RPDA.

Aulas notáveis, apresentações orais e avaliação de pôsteres integraram a programação que, conduzida por professores de alto nível, proporcionou aos cerca de 270 participantes um ambiente fértil para a troca de conhecimentos e experiências na capital pernambucana. A presença de duas convidadas internacionais, que abordaram estresse psicossocial, papéis de gênero e sua relação com demências, contribuiu para abrilhantar o evento.

“Pudemos celebrar tanto grandes pesquisas, que utilizaram verbas da Alzheimer’s Association e de outras organizações, quanto relatos de caso. No entanto, para mim, uma das maiores felicidades foi acompanhar a participação de estudantes vindos do interior, como os médicos em formação do Campus Caruaru da UFPE, que apresentaram uma revisão bibliográfica. O futuro da pesquisa será feito de esforços internacionais e de esforços nascidos nos interiores do Brasil, longe das metrópoles. É essencial valorizar o interesse desses jovens”, pontua o dr. Adalberto.

A promoção do diálogo entre pesquisa básica e clínica, acrescenta o dr. Breno, sempre foi prioridade para a RPDA. “Desde a edição de 2021, temos feito um convite direto a estudiosos de grupos de pesquisa básica, ou seja, a que esmiúça os mecanismos, o modelo animal, a biologia da doença, e àqueles de grupos de pesquisa translacional, que converte o conhecimento da bancada do laboratório em uma aplicação mais clínica. Essa interface leva ao crescimento.”

Tratar dos desafios também é indispensável. Na reunião, mobilizaram a audiência discussões sobre os entraves do financiamento em um país de média renda e as disparidades regionais dentro do território nacional, tendo em vista a concentração de produção científica no eixo Sul-Sudeste e o estímulo necessário ao Nordeste, ao Norte e ao Centro-Oeste.

Confira alguns registros do evento.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro