Notícias

Você está aqui:

Webinar | Hábitos de vida para o tratamento da migrânea

Em webinar promovido pela Comissão Neurologia do Estilo de Vida no dia 3 de outubro, especialistas abordaram hábitos de vida para o tratamento da migrânea. A segunda parte da discussão acontecerá em 5 de dezembro, das 19h às 20h30.

Conrado Borges, graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Neurologia Cognitiva e do Comportamento e doutorando em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC FMUSP) será o moderador do próximo webinar.

Sob a ótica do estresse e da alimentação, debaterão o assunto, respectivamente, Renata Londero, neurologista, mestre e doutora em Ciências Médicas, preceptora do Ambulatório de Cefaleia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e secretária do DC de Cefaleia da ABN, e Eliana Melhado, mestre e doutora em Neurologia na área de Cefaleia, autora do livro Cefaleia na Mulher e diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe).

A dra. Eliana pontua que a alimentação é uma grande aliada no tratamento não farmacológico da enxaqueca: “Para escapar dos efeitos do jejum prolongado, que pode desencadear crises, as pessoas precisam comer de maneira saudável de três em três horas”. Ela lembra que priorizar alimentos não inflamatórios também é importante.

Uma dieta que valoriza proteína de alta qualidade e que não se baseia em gordura, evitando que os pacientes inflamem e fazendo com que o intestino trabalhe melhor, pode reduzir a enxaqueca. No entanto, a abordagem deve ser multidisciplinar e levar em conta as necessidades de cada indivíduo.

“Os pacientes são únicos”, pontua a médica, “têm uma alimentação própria, crises próprias, problemas próprios. Antes de recomendar mudanças no prato, na ingestão de água, nos hábitos do sono ou na prática de atividades físicas, por exemplo, buscamos conhecê-los melhor.”

Até mesmo o sexo dos pacientes é influenciador. Em seu livro, a dra. Eliana explica que as mulheres têm três vezes mais enxaqueca do que os homens, além de apresentarem mais tipos de dores de cabeça do que eles.

Não perca o webinar! Inscreva-se em abneuro.org.br/evento/webinar-habitos-de-vida-para-o-tratamento-da-migranea-parte-2/.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro