Notícias

Você está aqui:

WSC 2023: um balanço positivo

Entre os dias 10 e 12 de outubro, a cidade de Toronto, no Canadá, recebeu a 15ª edição do World Stroke Congress (WSC). A ABN acompanhou de perto o evento, que reuniu a comunidade internacional de especialistas em AVC – cerca de 3600 pessoas e mais de 100 países representados – e debateu melhorias na prevenção, no tratamento e na recuperação de pacientes com acidente vascular cerebral e doenças cerebrovasculares a partir das mais recentes descobertas científicas.

Presidente da World Stroke Organization e da Rede Brasil AVC e parte do Comitê Científico de Doenças Cerebrovasculares da ABN, a dra. Sheila Martins comemora o sucesso do congresso: “Trouxe muita atualização científica com os trials que vão mudar nossa conduta na prática”.

Os resultados do trial que comparou os usos de Tenecteplase e Alteplase em trombólise em pacientes com AVC e indicou a não-inferioridade do tratamento com Tenecteplase foram alguns dos que mais chamaram a atenção, segundo a dra. Sheila e o dr. Octávio Pontes, docente da USP Ribeirão Preto e integrante da comissão editorial do ABNews.

Os médicos também destacam o ANNEXA I, com resultados do Andexanet, reversor dos inibidores do fator 10a para pacientes com AVC hemorrágico, e o TENSION, que apresentou um estudo feito com 1600 indivíduos com large core, oclusão de grande vaso e grandes áreas comprometidas, apontando os benefícios da realização de trombectomia, como já indicavam os trials anteriores.

Durante o WSC 2023, houve ainda uma homenagem ao dr. Raul Nogueira. O brasileiro, que é chefe da divisão de Medicina Cerebrovascular da Universidade de Pittsburgh, recebeu o Presidential Award por sua contribuição com a investigação e a implementação dos cuidados com o AVC.

As aulas do evento continuam disponíveis virtualmente. Saiba mais em worldstrokecongress.org/.

A seguir, confira o vídeo gravado pela dra. Sheila Martins diretamente de Toronto.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro