Notícias

Você está aqui:

Setembro Azul, a Doença Charcot- Marie-Tooth

A conscientização da sociedade sobre a Doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) segue no radar da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) e dos neurologistas do Brasil. A ABN, aliás, apoia a campanha Setembro Azul, capitaneada pela Associação Brasileira de Portadores da Doença de Charcot-Marie-Tooth (ABCMT), que visa à reflexão e à orientação.

Eduardo Uchôa, neurologista com área de atuação em Dor pela ABN, explica que as neuropatias sensitivo-motoras hereditárias, também conhecidas como Doença de Charcot-Marie-Tooth, constituem um grupo de desordens do sistema nervoso periférico. Costumam se manifestar na infância ou adolescência.

O quadro clínico é habitualmente caracterizado por fraqueza muscular lentamente progressiva e de predomínio distal, deformidades ortopédicas (pes cavus) e alterações na sensibilidade (dormência, hipoestesia tátil, dor neuropática)

Algumas variantes podem estar associadas a alterações no sistema nervoso central, surdez neurossensorial, oftalmológicas (atrofia óptica) e escoliose.

Ainda não há tratamento curativo para a doença. No entanto, existem estudos pré-clínicos em andamento sobre uso de novas tecnologias, incluindo técnicas de interferência de RNA e CRISPR/Cas9.

Faz pouco tempo, tivemos a conclusão de um estudo de fase III com uso do medicamento PXT3003, uma combinação de baclofeno, naltrexona e sorbitol, em paciente com duplicação do PMP22 (CMT1A).

Também é necessário ressaltar a importância da atividade física e da correta avaliação para uso de auxílio-locomoção (órteses, palmilhas e outros auxílios à locomoção). Em alguns casos específicos, pode ser indicado procedimento cirúrgico ortopédico.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro