Notícias

Você está aqui:

Tratamento cirúrgico da Epilepsia do Lobo Temporal

A epilepsia do lobo temporal é um distúrbio neurológico de alta prevalência que afeta muitas pessoas. A cirurgia tem se mostrado uma opção de tratamento promissora e eficaz. Pesquisadores do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte realizaram um estudo comparativo entre duas técnicas cirúrgicas para o tratamento da epilepsia do lobo temporal: a amigdalohipocampectomia seletiva (SAH) e a lobectomia temporal anterior (ATL).

O estudo retrospectivo envolveu 132 pacientes submetidos à cirurgia entre os anos de 2008 e 2019. A escala ILAE foi utilizada para classificar o controle das crises epilépticas após a operação. Nos pacientes com esclerose hipocampal no lado esquerdo, foi realizada a SAH, ao passo que nos casos de epilepsia do lobo temporal direito, a ATL foi a abordagem escolhida.

Após um acompanhamento médio de 57,2 meses, os resultados mostraram que o grupo de pacientes submetidos à ATL apresentou uma maior prevalência de ausência completa de crises epilépticas (ILAE I) em comparação com o grupo de pacientes submetidos à SAH (57,1% vs. 31%). Além disso, o grupo da ATL também teve uma taxa maior de controle satisfatório das crises epilépticas (88,6% vs. 69,3%). Essas diferenças foram estatisticamente significantes (p = 0,006).

Segundo os autores, o estudo realizado na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte contribui para a compreensão do tratamento cirúrgico da epilepsia do lobo temporal. Os resultados indicam que a ATL pode ser a melhor opção para o controle adequado das crises epilépticas com uma morbidade adicional mínima, especialmente em países com limitações de custo para propedêutica estendida.

A epilepsia do lobo temporal é uma condição neurológica debilitante que afeta muitos pacientes. A cirurgia pode ser uma opção eficaz para controlar as crises epilépticas e melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. No entanto, é importante destacar que cada caso deve ser avaliado individualmente, levando em consideração fatores clínicos e o parecer médico especializado.

Publicado no mesmo fascículo, o editorial More versus less: the unresolved debate on the best surgical approach to temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis, de André Palmini, comenta o estudo de Laryssa Almeira e colaboradores.

REFERÊNCIA DO ARTIGO ORIGINAL

Almeida LCA, Lobato VA, Santos MCV, Moraes AC, Costa BS. Surgical treatment of temporal lobe epilepsy: comparative results of selective amygdalohippocampectomy versus anterior temporal lobectomy from a referral center in Brazil. Arq Neuropsiquiatr. 2023;81(7):647–655. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0043-1771172.

REFERÊNCIA DO EDITORIAL

Palmini A. More versus less: the unresolved debate on the best surgical approach to temporal lobe epilepsy with hippocampal sclerosis. Arq Neuropsiquiatr. 2023;81(7):613-615. DOI: https://doi.org/10.1055/s-0043-1771265.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro