Notícias

Você está aqui:

ABN cria Comissão de Cuidado Multiprofissional em Neurologia

Algo novo e bastante auspicioso está nascendo na Academia Brasileira de Neurologia: é a Comissão de Cuidado Multiprofissional em Neurologia (CCMN), que pretende promover uma rede multidisciplinar de profissionais da saúde não médicos, como enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, educadores físicos, dentistas e veterinários, para enriquecer e ampliar o escopo das iniciativas de cuidado, gestão e pesquisa em Neurologia dentro da ABN.

Maria Elisa Pimentel Piemonte, idealizadora e coordenadora da comissão, explica que segundo o modelo biopsicossocial preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição de saúde de uma pessoa é resultado da interação dos aspectos biológicos, psicológicos e sociais associados a doença ou disfunção. Em outras palavras, a condição de saúde de indivíduos com um mesmo diagnóstico será resultado não só das alterações biológicas causadas pela doença, mas tambem pelos aspectos psicológicos afetados pela doença e pelos aspectos sociais que influenciam e são influenciados pela doença.

Em Neurologia, podemos observar essa complexidade em todas as condições de saúde. Assim, fica óbvio que o cuidado de apenas uma área profissional não será suficiente para responder a todos esses aspectos. Encurtar a distância entre a teoria e a prática do cuidado multiprofissional nas áreas de promoção da saúde, atenção aos quadros críticos, agudos e subagudos, reabilitação e cuidados paliativos na área de Neurologia é urgente e demanda esforços intensos e direcionados.

Embora a ABN sempre tenha estado aberta para a participação de profissionais de todas as áreas, Maria Elisa acredita que as ações da comissão na área de educação, divulgação e pesquisa, integradas com os Departamentos Científicos, poderão aumentar o número e a participação de membros não médicos da ABN. Assim, a ABN poderá assumir seu papel de inovação e liderança promovendo a ampliação e consolidação do cuidado multiprofissional em todo ciclo de atenção da saúde em Neurologia, ou seja, desde a promoção da saúde até o cuidado paliativo, em todo o território nacional.

Dentro da proposta da nova comissão, o primeiro passo para início das suas atividades será a abertura de inscrições para profissionais da saúde com expertise nas diferentes áreas da Neurologia e com atuação nos diferentes níveis de atenção da saúde interessados em comporem a equipe assessora da CCMN. A ideia é que seja a equipe mais diversa possível em termos de área profissional, localização geográfica, gênero e etnia dos membros. Junto com a coordenadora, a equipe organizará ações para promoção do cuidado multiprofissional de forma integrada com todos os Departamentos Científicos da Academia, oferecendo programas educacionais para profissionais e público em geral; propondo, organizando e coordenando atividades em Congressos e Simpósios Internacionais; organizando e publicando artigos, manuais, vídeos e outros materiais comprometidos com altos padrões científicos e revisão por pares; promovendo pesquisas sobre cuidado multiprofissional em Neurologia; incentivando a ampliação de pesquisas de qualidade na área e facilitando a divulgação de informações.

A CCMN ainda buscará parcerias com outras  sociedades científicas nacionais e internacionais com interesse em Neurologia; para o público leigo, associações de pacientes e familiares, informando-os sobre novas pesquisas e avanços terapêuticos; para órgãos governamentais, a fim de auxiliar no desenvolvimento de políticas que promovam o apoio à pesquisa e assistência na área; e não medirá esforços educacionais para ajudar no desenvolvimento de padrões de treinamento em cuidado multiprofissional em Neurologia.

“Afinal”, frisa Maria Elisa, “apesar a ABN ter nascido como uma associação médica, a ABN tem vocação para abrigar não apenas neurologistas, mas tambem outros profissionais interessados no campo da Neurologia. A ciência progride a partir do diálogo.”

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro