Notícias

Você está aqui:

ABN parabeniza Fantástico por reportagem sobre tratamento sem comprovação científica para doenças como câncer, Parkinson e Alzheimer

A Academia Brasileira de Neurologia cumprimenta a Rede Globo e em especial a equipe do Fantástico, por reportagem exibida ontem, 16 de julho, sobre profissionais que vêm realizando tratamentos sem evidências científicas em casos de doenças graves, colocando em risco a saúde e a vida de pacientes.

Soluções milagrosas para o câncer, a Doença de Parkinson, a Doença de Alzheimer e outras são oferecidas fora e dentro do Brasil irresponsavelmente, em fragrante infração da ética médica. O malfeito utiliza-se da fragilidade de pacientes e familiares, induzindo-os a investir esperança e recursos em práticas inconsistentes e à margem da Ciência.

O método denominado de “indução de proteínas de choque térmico” (também chamado de “túnel térmico cerebral”) não tem respaldo científico como bem esclareceu a reportagem.

No programa Fantástico, o repórter Álvaro Pereira Jr. conduziu de maneira exemplar reportagem de esclarecimento aos cidadãos, sem cair em armadilhas discursivas. A ABN o parabeniza pela excelente prestação de serviço em saúde.

A ABN pontua ainda que as fases das pesquisas em seres humanos devem envolver a avaliação da segurança, de eficácia e dos efeitos adversos que podem provocar, com testes em vários pacientes, e sempre deve serem aprovadas por comitês de ética e/ou agências regulatórias.

Ater-se ao método científico e aos princípios éticos é o único caminho para avançar e garantir mais saúde a todos e todas.

Veja aqui a reportagem do Fantástico:

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2023/07/16/nos-eua-medico-brasileiro-oferece-tratamento-sem-comprovacao-cientifica-para-doencas-como-cancer-parkinson-e-alzheimer.ghtml

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro