A Academia Brasileira de Neurologia cumprimenta a Rede Globo e em especial a equipe do Fantástico, por reportagem exibida ontem, 16 de julho, sobre profissionais que vêm realizando tratamentos sem evidências científicas em casos de doenças graves, colocando em risco a saúde e a vida de pacientes.
Soluções milagrosas para o câncer, a Doença de Parkinson, a Doença de Alzheimer e outras são oferecidas fora e dentro do Brasil irresponsavelmente, em fragrante infração da ética médica. O malfeito utiliza-se da fragilidade de pacientes e familiares, induzindo-os a investir esperança e recursos em práticas inconsistentes e à margem da Ciência.
O método denominado de “indução de proteínas de choque térmico” (também chamado de “túnel térmico cerebral”) não tem respaldo científico como bem esclareceu a reportagem.
No programa Fantástico, o repórter Álvaro Pereira Jr. conduziu de maneira exemplar reportagem de esclarecimento aos cidadãos, sem cair em armadilhas discursivas. A ABN o parabeniza pela excelente prestação de serviço em saúde.
A ABN pontua ainda que as fases das pesquisas em seres humanos devem envolver a avaliação da segurança, de eficácia e dos efeitos adversos que podem provocar, com testes em vários pacientes, e sempre deve serem aprovadas por comitês de ética e/ou agências regulatórias.
Ater-se ao método científico e aos princípios éticos é o único caminho para avançar e garantir mais saúde a todos e todas.
Veja aqui a reportagem do Fantástico: