Notícias

Você está aqui:

XIV Congresso Brasileiro de AVC e III Jornada Paranaense de Neurologia

Desafio, conectividade e reinvenção. De volta ao formato presencial após o isolamento imposto pela pandemia de Covid-19, o XIV Congresso Brasileiro de AVC e III Jornada Paranaense de Neurologia prepara uma programação intensa e cheia de novidades. Entre 12 e 15 de outubro, o Viasoft Experience, em Curitiba, será palco do encontro que aguarda cerca de mil participantes.

Viviane Flumignan Zétola, presidente do Congresso, destaca que o acidente vascular cerebral é a segunda causa de mortalidade no Brasil e a principal causa de morbidade no mundo inteiro.

“Para piorar, é uma doença física e mentalmente incapacitante, que afeta não só o paciente, mas também a família, em especial o cuidador. Daí a importância do nosso evento. Além de discutir o tratamento, queremos falar sobre prevenção. Toda a linha de cuidado do AVC, desde o controle dos fatores de risco, será abordada”, explica.

O evento trará novos rumos na busca etiológica com discussões baseadas em evidências e experiências para a escolha acertada de prevenção secundária, bem como na abordagem multiprofissional para uma reabilitação que promova a qualidade de vida.

“Dedicaremos dois dias à reabilitação, chamando os grandes alicerces do tratamento: a fisioterapia, a terapia ocupacional, a enfermagem, a psicologia e a fonoaudiologia. A equipe da unidade de AVC do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) marcará presença”, adianta a dra. Viviane. Haverá ainda espaço para debates sobre o importante papel da robótica na reabilitação.

“Também pensamos muito nos acadêmicos de Medicina e residentes”, garante a dra. Viviane. “Planejamos, por exemplo, um divertido escape room para eles, que terão 15 minutos para resolver desafios e sair da sala. Entendemos que a maneira de passar informações e interagir com os estudantes mudou bastante, principalmente durante os anos de pandemia. A gameficação das atividades é uma das nossas estratégias.”

Convidados nacionais e internacionais, como Carlos Molina, José Manuel Morão Cabral Ferro, Piere Amarenco e Tatjana Rundek, selecionados por sua expertise e vasta experiência na área, conduzirão atividades pré-congresso, mesas redondas, FAQs, palestras e outras, cuja marca será a dinamicidade.

O prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até o dia 17 de julho, próxima segunda-feira. Os autores dos trabalhos científicos ou relatos de caso, que são as duas modalidades aceitas, devem estar inscritos no evento.

Inscrições com valor de terceiro lote podem ser feitas até 31 de agosto. As taxas para cada categoria estão disponíveis na aba Inscrições do site do evento: avc2023.com.br.

A Academia Brasileira de Neurologia, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e a Associação Paranaense de Ciências Neurológicas – Capítulo Paranaense da ABN apoiam o XIV Congresso Brasileiro de AVC e III Jornada Paranaense de Neurologia.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro