Notícias

Você está aqui:

Conhecimentos, experiências e avanços na área de transtornos do movimento são abordados no DCTM’23

Entre 30 de julho e 1° de junho, pesquisadores, profissionais de saúde e estudantes comparecerão ao Centro de Convenções do IAMSPE para participar da 9ª Jornada do Departamento Científico de Transtornos do Movimento (DCTM) da ABN e da 9ª Reunião de Pesquisadores em Distúrbios do Movimento e Gânglios de Base.

É a primeira edição do DCTM após o isolamento social imposto pela pandemia, lembra Débora Maia, integrante da Comissão Organizadora e neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). “A última havia sido em 2017. Em 2019, houve o Neuro DC, que une todos os departamentos científicos da ABN, e em 2021, infelizmente, a Covid-19. Agora, com nossa retomada, os participantes podem esperar um encontro de alto nível científico.”

“Trataremos dos principais temas de distúrbios do movimento, teremos discussões de casos e apresentações de pesquisas e trabalhos que têm sido realizados em todo o território nacional. A propósito, somos o único evento da especialidade no país com espaço para divulgação de pesquisas.”

Tópicos bastante atuais compõem a programação, com atividades que começam às 8h30 e terminam às 18h na sexta-feira, e seguem das 8h30 às 16h15 no sábado, como avanços no tratamento da Doença de Huntington, neuromodulação para o tratamento dos tremores, manejo das distonias e distúrbios de movimento funcional. A dra. Débora destaca a abordagem sobre a perspectiva de um marcador biológico para o diagnóstico de Parkinson.

“Nesta edição, uma novidade: além do formato original, em que há estímulo à divulgação de pesquisas, foram acrescentadas duas sessões de controvérsias, nas quais experts defenderão pontos de vista opostos sobre um mesmo tema”, celebra a médica.

Haverá palestrantes nacionais e internacionais, reconhecidos no mundo inteiro, convidados com base na expertise e na experiência que têm em suas respectivas áreas. Todas as atividades estão listadas em jornadadctm23.com.br/programacao/.

Cerca de 150 participantes são esperados, entre médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e outros profissionais de saúde, além de pesquisadores das áreas básicas e clínicas.

Os interessados podem consultar tabela de investimentos para cada categoria em https://jornadadctm23.com.br/inscricoes/. As inscrições devem ser feitas através do mesmo link.

9ª Jornada do Departamento Científico de Transtornos do Movimento da Academia Brasileira de Neurologia e 9ª Reunião de Pesquisadores em Distúrbios do Movimento e Gânglios de Base

Quando: de 30 de junho a 1° de julho de 2023

Onde: Centro de Convenções Ibirapuera do IAMPSE – São Paulo/SP

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro