Notícias

Você está aqui:

Webinar aborda o Dia Mundial de Prevenção de Quedas

Com a aproximação do Dia Mundial de Prevenção de Quedas, o Departamento Científico de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio da ABN promoverá um importante webinar aberto a médicos e outros profissionais da área. Será em 21 de junho, das 19h às 20h30.

Emanuelle Aquino, vice-coordenadora, e Aline Kanashiro, secretária do DC, serão as moderadoras da discussão. As palestras ficarão por conta de Cristiana Borges Pereira, coordenadora do Ambulatório de Vertigem e Desequilíbrio do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), William Carvalho, preceptor da residência de Neurologia do Hospital Geral de Goiânia, e Raphael Spera, membro do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HC-FMUSP.

O evento faz parte de uma série de ações da Academia que destacam o 24 de junho, Dia Mundial de Prevenção de Quedas, data criada para alertar todas as idades, em especial aos idosos, sobre os riscos de quedas, suas consequências e formas de evitá-las. Além do webinar, tem sido preparado um material de orientação voltado para leigos e outro com foco nos profissionais da saúde.

“É um assunto que deve ser discutido, e as efemérides nos ajudam a reservar momentos para isso”, afirma Saulo Nader, coordenador do DC de Distúrbios Vestibulares e do Equilíbrio. “Abordaremos a parte da semiologia do desequilíbrio, as questões cognitivas envolvidas nas quedas e as questões extrapiramidais associadas a elas”.

Estimativas do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (INTO) reforçam a fala do dr. Saulo: 40% dos idosos com 80 anos ou mais, faixa etária em que é mais acentuada a perda de mobilidade, sofrem quedas todos os anos. O percentual chega a 50% entre aqueles que vivem em asilos, casas de repouso e outras instituições de longa permanência.

Segundo o coordenador do DC, entre as condições que favorecem as quedas estão os problemas ortopédicos, em especial no joelho; a obesidade; o sedentarismo; as doenças neurológicas, como o Parkinson e o Alzheimer, que em fases mais avançadas compromete a capacidade de equilíbrio, de deambulação; as doenças neurológicas cerebelares, neurodegenerativas, como a Atrofia de Múltiplos Sistemas e a Paralisia Supranuclear Progressiva; e outras.

Ele ressalta ainda que os profissionais envolvidos na prevenção e no tratamento das enfermidades ligadas a quedas vêm de diferentes especialidades – são neurologistas, geriatras, clínicos gerais, ortopedistas, fisioterapeutas. Todos, é claro, estão convidados para o webinar.

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro