Notícias

Você está aqui:

22ª edição do Brain, Behavior and Emotions

A 22ª edição do Brain, Behavior and Emotions ocorrerá em Florianópolis entre os dias 07 a 10 de junho e contará com diversos especialistas das áreas de Psicologia, Neurologia, Psiquiatria, Geriatria e Gerontologia, Neuropsiquiatria. O evento contará com nomes de peso, como: Domenico de Masi (Itália), Mayana Zatz, Elisa Kozasa, Carlos Zarate (EUA), David Nutt (Reino Unido) e Thomas Insel (EUA).


Apoiado pela Academia Brasileira de Neurologai, o Congresso contará com a participação de mais de 200 palestrantes nacionais e internacionais e abordará temas como: avanços na compreensão da interação entre fatores genéticos e ambiental; Indícios de novos fatores genéticos associados ao desempenho cognitivo; Indicativos de efeito positivo da suplementação com óleo de peixe na preservação de funções cognitivas de pacientes diabéticos; e Novas evidências da associação entre a proteína APOE e a neuroinflamação presente na Doença de Alzheimer.


Lidar com diferentes tipos de demência não é uma tarefa fácil para familiares e cuidadores. Isso porque a progressiva deterioração do ente querido acaba culminando em uma carga emocional intensa. O cuidador, frequentemente o cônjuge, compartilhou uma vida inteira ao lado dessa pessoa e, em um determinado momento, deixará de ser reconhecido. Em seguida, começa a fase de cuidados constantes, gerando estresse no cuidador. Por fim, presenciar a completa dependência do familiar é uma experiência dolorosa, destaca o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio Grande do Sul, João Senger.


Segundo o especialista, lidar com as mudanças comportamentais e emocionais do paciente é a parte mais difícil para cuidadores e familiares. Quando os distúrbios neuropsicológicos começam, como agressividade, insônia, atitudes inapropriadas e inquietação, o cuidado se torna pesado, cansativo e extremamente estressante. Nesse sentido, o médico sugere a importância de que o cuidador tenha estratégias para reduzir o estresse, como praticar atividade física, participar de atividades de lazer, cuidar de si mesmo e buscar apoio em grupos como a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

Participar de grupos de apoio ou buscar aconselhamento é fundamental para os familiares de pacientes com demência. Essa conexão permite que eles percebam que não estão sozinhos e que muitas outras pessoas estão passando pela mesma situação. Ademais, esses grupos proporcionam aprendizado sobre a doença e a oportunidade de compartilhar experiências, funcionando como uma forma de terapia em grupo.

22ª Brain, Behavior and Emotions
Data: De 07 a 10 de junho
Local: Florianópolis
Inscrições: https://www.braincongress.com.br/inscricoes/index.php#topo

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro