Arquivos de Neuro-Psiquiatria é o periódico oficial da Academia Brasileira de Neurologia. Publica mensalmente artigos revisados por pares nas áreas de Neurologia Clínica e da Neurociência Translacional. Criado em 1943, prestes a completar 80 anos, é de acesso aberto com indexação em diversos bancos e fontes de informação de relevância científica, como Web of Science, Medline, Pubmed, Scopus e SciELO.
O principal objetivo é contribuir para melhorar o atendimento a pacientes com doenças neurológicas, disponibilizando a neurologistas, profissionais de saúde e pesquisadores em Neurologia e áreas afins estudos e informações balizadas 100% na ciência e na ética.
A meta é manter nossa revista em alto nível, assim como estender a todo o mundo o reconhecimento que já temos na América Latina”, conta Hélio Teive, professor associado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e um dos editores-chefe da ANP.
Produzida sem fins lucrativos e de forma totalmente voluntária, a Arquivos de Neuro-Psiquiatria conta com três editores-chefes e mais de 60 editores associados. É aberta a submissões de artigos originais, opiniões e revisões, notas históricas, imagens em Neurologia e cartas relacionadas a manuscritos publicados anteriormente. A publicação é feita em inglês.
“É um veículo fundamental para publicação de pesquisas e resultados, não só de grupos do Brasil, mas também do exterior. Recebemos um grande número de trabalhos da América Latina, da Europa, dos Estados Unidos e da Ásia, de modo que a ANP se consolida cada vez mais como uma publicação importante no cenário de periódicos científicos internacionais”, pondera Paulo Caramelli, também editor-chefe da Arquivos.
Processo de submissão
Pesquisadores que desejam submeter trabalhos para a Arquivos são bem-vindos. Os manuscritos devem enquadrar-se em uma das seguintes categorias:
• Editorial: comentário opinativo preparado em resposta ao convite dos editores.
• Artigos Originais: pesquisa clínica ou experimental original.
• Opiniões e Revisões: revisões, análises críticas ou artigos de opinião sobre temas atuais relevantes em Neurologia Clínica e Neurociência.
• Notas Históricas: história da Neurologia e dados sobre descrições de sinais, doenças ou síndromes neurológicas.
• Imagens em Neurologia: imagens originais que ilustram doenças neurológicas.
• Imagens em Neurofisiologia Clínica: imagens e/ou vídeos educativos em neurofisiologia clínica, incluindo eletroencefalografia, eletromiografia, polissonografia e potenciais evocados.
• Cartas: comentários sobre artigos previamente publicados nos Arquivos de Neuro-Psiquiatria.
• Academia Brasileira de Neurologia: textos institucionais sobre temas regionais, consensos, temas relacionados às atividades dos Departamentos Científicos da Academia Brasileira de Neurologia e outros assuntos.
São aceitos apenas textos claros e concisos em inglês, que estejam de acordo com os padrões internacionais de redação adotados pelos Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Há, ainda, critérios específicos de formatação. Todas as contribuições devem ser enviadas em Microsoft Word, usando fonte tamanho 12 (Arial ou Times New Roman) e conter os elementos elencados no site oficial da revista.
Considerando que o manuscrito cumpra as exigências de classificação e esteja adaptado à formatação adequada, basta ao autor submetê-lo para receber avaliação.
“Alguns artigos podem ser rejeitados durante a avaliação em caso de restrições, descumprimento de exigências ou se a revista não aceitar o nível de complexidade do texto. Mas, mesmo em caso de negativa, o autor sempre receberá resposta e análise sobre seu trabalho. Isso é uma prioridade pra gente”, conta Ayrton Massaro, editor-chefe do Arquivos.
Levando em conta que a publicação é mensal, existe certa preocupação dos editores e colaboradores com a rapidez no processo de avaliação. Portanto, o tempo médio para obter um retorno sobre o trabalho é de até 3 semanas.
“Um de nossos principais intuitos é devolver a avaliação dos trabalhos aos autores o mais rápido possível para que, consequentemente, esses manuscritos consigam ser acessados o quanto antes pela comunidade neurológica. Esse aspecto dinâmico permite que a ANP se equipare aos parâmetros das principais publicações internacionais e requer um profissionalismo ímpar, que somente é possível graças à colaboração de toda a equipe administrativa e editorial”, completa Massaro.
Critérios éticos
Para enviar um artigo à Arquivos de Neuro-Psiquiatria, não é permitida a submissão simultânea, parcial ou total, a outros periódicos, sendo que a publicação duplicada ou da mesma pesquisa é considerada antiética pela ANP.
“Essa costuma ser uma característica geral da comunidade científica. Afinal, a publicação de artigos em um periódico cumpre um papel essencial na propagação e democratização de conhecimento. Portanto todos os envolvidos no processo, especialmente os autores, devem seguir os padrões de ética para publicação”, aponta Fabiana Lapido, editora executiva da ANP.
A originalidade também é um fator indiscutível. O autor deve asseverar que o manuscrito seja de sua própria autoria, garantindo que haja citação e referências apropriadas em caso de utilização de trechos de outros trabalhos.
Como colaborar
São aceitas apenas submissões online pelo link https://mc04.manuscriptcentral.com/anp-scielo. Mais informações, detalhes e dúvidas podem ser encontradas no site oficial da Arquivos de Neuro-Psiquiatria: www.arquivosdeneuropsiquiatria.org/