Notícias

Você está aqui:

III Congresso Brasileiro de Neurogenética 

De 9 a 11 de março de 2023, será realizado o III Congresso Brasileiro de Neurogenética. Terá como palco o Centro de Convenções Frei Caneca, na cidade de Paulo, marcando a retomada do formato presencial, após dois anos de pandemia da Covid-19.

A programação contempla pautas essenciais à prática qualificada, como expansão de fenótipos clínicos, interpretação de testes genéticos, doenças neuromusculares, ensaios clínicos em doenças raras, fenótipos radiológicos, terapia gênica e outras terapias avançadas, transtornos do movimento, erros inatos do metabolismo, exoma e genoma na prática clínica, autismo e neurodesenvolvimento, demências hereditárias e epilepsia, entre diversas outras. O objetivo é fomentar ampla discussão sobre a área de atuação e elevar ainda mais o patamar da neurogenética clínica brasileira.  

Marcondes C. França Júnior, professor do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, membro da Comissão Organizadora, destaca alguns diferenciais do Congresso 2023:

“Tem sido muito saudada eaguardada a volta das edições presenciais, pois teremos maior interação e melhores possibilidades de troca de conhecimentos e aprendizado. Haverá sessões plenárias sobre questões das mais relevantes, sendo que o aprofundamento se dará em debates paralelos, divididos por campo de interesse: neurologia adulta e infantil”.

Ele relata ainda que, para o dia de fechamento,  foi reservado tempo especial para discussão da incorporação de novos medicamentos e tratamento para as doenças neurogenéticas, e sobre como viabilizar os acessos, considerando a relação custos/benefícios em saúde.

Neste painel, a propósito, representantes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, além de associações de pacientes, integrarão a discussão, tornando-a ainda mais valorosa. A grade oficial tem como suas primeiras atividades as aulas do Pré-Congresso, em três principais módulos: genética de sobrevivência, neurologia para geneticistas e genômica aplicada à neurologia: interpretação de exames. Em seguida, virão conferências, divisão de conteúdo em módulos, painéis, simpósios satélites e reuniões sociais, com visando a promover o networking.

Fernando Kok, professor associado de Neurologia Infantil da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, também membro da Comissão Organizadora, informa que seis convidados internacionais já estão confirmados, assim como um seleto time de experts nacionais:

“Nossos professores terão como propriedade tratar de pontos como diagnóstico e tratamento e, ainda, das descobertas da neurogenética – uma vez que as novidades continuam surgindo em profusão mundo afora”.

Jonas Alex Morales Saute, presidente do III Congresso Brasileiro de Neurogenética e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ressalta que tudo foi pensado para atender às demandas de conhecimento prático-científico tanto neurologistas, quanto geneticistas que atendem crianças e adultos.

“As sessões plenárias terão à frente especialistas de notório saber e de reconhecimento mundial, rompendo fronteiras e democratizando a informação de excelência. Abordaremos as tendências para o futuro e o que elas podem mudar na prática clínica; trataremos também das técnicas e conceitos em evidência, do neurodesenvolvimento na esfera pediátrica; além de oferecer  atualização sobre os resultados dos principais estudos na temática desde 2021 até 2023; entre outros assuntos”.

O presidente do Congresso pontua que a neurogenética é área em constante expansão de conhecimentos e, por isso, há inúmeras informações novas a debater:

“Teremos ainda atividades fora da curva, como o compartilhamento de experiências bem sucedidas de estudos colaborativos e trabalhos em rede no contexto de pesquisa e assistência, propiciando o fomento dessa área de conhecimento”.

O Congresso, conforme avaliação de Jonas, será uma vitrine para evidenciar a produção científica de alto nível do Brasil e do mundo, e momento de projetar novos direcionamentos práticos, considerando, em especial, o Sistema Único de Saúde, a qualidade dos serviços aos brasileiros e a viabilidade financeira do país.

”No derradeiro da edição 2023, haverá espaço para prospecção junto aos convidados internacionais e aos membros da Comissão Organizadora sobre tendências para os próximos anos. Outro fórum encaminhará a discussão de casos difíceis em neurogenética, com resolução conjunta mediante banca de especialistas de renome, evidenciará o diagnóstico e a linha de raciocínio utilizada”.

Por fim, fica o registro de que os links para saber mais a respeito do III Congresso Brasileiro de Neurogenética e conferir a grade preliminar são os seguintes:

Site: https://www.congressobrasileirodeneurogenetica.com/cbn23

Programação:https://www.congressobrasileirodeneurogenetica.com/evento/cbn23/programacao/gradeatividades

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em https://www.congressobrasileirodeneurogenetica.com/site/cbn23/inscricoes

Data: 9, 10 e 11 de março de 2023

Hora: A partir de 8h

Local: Rua Frei Caneca, nº 569 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01307-001

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro