Notícias

Você está aqui:

Adultos jovens com AVC embólico de origem indeterminada têm baixa taxa de recorrência

Estudo multicêntrico realizado com 535 pacientes descobriu que os adultos jovens que tiveram um acidente vascular cerebral embólico de origem desconhecida (em inglês, embolic stroke of undetermined source – ESUS) apresentavam um risco relativamente baixo de recorrência do acidente vascular cerebral isquêmico e uma baixa frequência de nova fibrilação atrial. O artigo foi publicado on-line em 14 de março no JAMA Neurology.

Partindo de uma coorte longitudinal prospectivo internacional, o estudo incluiu 535 pacientes com ESUS de 41 centros de pesquisa de AVC em 13 países e identificou um risco de AVC recorrente de 1,9 por 100 pacientes-ano. Os pesquisadores também encontraram alta prevalência de forame oval patente (FOP) nesta coorte jovem, mas não foi associado a um risco aumentado de recorrência de AVC.

O autor do estudo, Kanjana Sashi Perera, professor associado de medicina (neurologia) na Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, disse ao Neurology Today que as “taxas relativamente baixas de recorrência do AVC isquêmico e de fibrilação atrial [FA] de início recente nesta população jovem em comparação com adultos mais velhos foram um tanto inesperadas.”

De acordo com o Dr. Perera, esses achados mostram que não podemos utilizar os dados de pacientes mais velhos para investigar e tratar pacientes mais jovens com AVC. Eles são uma população única e podem apresentar diferentes fatores de risco para AVC em comparação com adultos mais velhos.

Especialistas em AVC não envolvidos nesta pesquisa saudaram os resultados, mas também apontaram para a necessidade de resultados de longo prazo e investigação mais completa das causas subjacentes do AVC de origem indeterminada em adultos jovens.

A matéria completa, com análises e detalhamento do estudo, pode ser lida em: https://journals.lww.com/neurotodayonline/Fulltext/2022/04210/Young_Adults_with_Embolic_Stroke_of_Undetermined.3.aspx

Compartilhe
Notícias recentes
Próximos eventos
Nenhum evento encontrado!
Entre em contato
LGPD
Cadastro

Cadastre-se e fique por dentro das novidades e eventos da ABNeuro