Fale com a ABN

Facebook

Home > Clippings > Neurologista explica "pegadinha do cérebro" em foto de cão "deformado"

04/12/2017

Neurologista explica "pegadinha do cérebro" em foto de cão "deformado"

Rede TV Noticias

A foto de um cão "deformado" repercutiu na internet nos últimos dias após ser publicada no Reddit e chamou atenção para como as ilusões de ótica afetam o cérebro.
 
Impressionado com a publicação, internautas relataram dificuldade para entender exatamente o que a imagem retratava. "Isso está machucando o meu cérebro", brincou um usuário nos comentários do post. "Isso é perturbador olhando rapidamente", acrescentou outro. 
Na verdade, a imagem, que é bem mais fofa do que parece, mostra o cão com a cabeça virada para o lado. Por conta do ângulo, no entanto, a cena foi totalmente distorcida - veja a resposta mais abaixo.
 
O neurologista Eduardo Genaro Mutarelli, membro da ?Academia Brasileira de Neurologia, explica que alguns fatores influenciam o "erro" do cérebro. "O cérebro precisa resolver muitas coisas ao mesmo tempo e faz isso muito pela intuição. Na maioria das vezes, ele conclui corretamente, mas vez por outra, ele mesmo se engana interpretando a imagem de maneira inadequada e isso nos espanta - e nos deixa curiosos de como aquilo foi possível", esclarece em entrevista ao portal da RedeTV!.
 
Mutarelli ainda acrescenta que memórias influenciam nesse processo de autoengano. "O cérebro interpreta as imagens sob influência do que a mente está esperando, tanto por experiências passadas, como a expectativa para aquele momento", esclarece. "Dependendo do time que se torce, o indivíduo pode ver que a bola entrou ou não, com convicção de certeza, a ponto de ficar surpreso com o replay".
 
Para um internauta, a conclusão após conseguir decifrar a imagem foi: "Bem, isso foi uma montanha-russa de emoções".
 

Agenda

Cursos e Eventos

+

Destaques

  • Frente Democrática em defesa do SUS - Informativo

    Saiba mais