Fale com a ABN

Facebook

Home > Clippings > Encontro sobre doenças neuromusculares chega a Belo Horizonte

13/11/2017

Encontro sobre doenças neuromusculares chega a Belo Horizonte

ABN

O Departamento Científico de Moléstias Neuromusculares (DCMN) da Academia Brasileira de Neurologia (ABN) prossegue com o seu III Encontro Regional, desta vez em Belo Horizonte (MG) em 25 de novembro. O evento, que será realizado no Hospital Mater Dei, está sob a coordenação de Elmano Carvalho, neurologista e neurofisiologista clínico, especialista e PhD em doenças neuromusculares e vice-coordenador do DC de Moléstias Neuromusculares da ABN.

Durante o Encontro serão abordados os recentes avanços nos métodos diagnósticos em doenças neuromusculares, tais como o papel da ressonância magnética de músculo, exames bioquímicos e genéticos, assim como as novas perspectivas terapêuticas, principalmente para a distrofia muscular de Duchenne e a atrofia muscular espinhal.

Com início previsto para 8h, o encontro tem em sua programação um bloco de palestras sobre os avanços diagnósticos, mesas sobre doenças neuromusculares hereditárias e adquiridas, além de uma sessão de discussão de casos clínicos, que demonstrará, de forma dinâmica e prática, como é feita a abordagem dos pacientes em serviços de referência para doenças neuromusculares em Belo Horizonte.

“Nossas expectativas para o evento são as melhores possíveis! Estamos contando com a participação de renomados colegas que atuam nos serviços de referência para o atendimento de pacientes com doenças neuromusculares de nossa região, o que proporcionará uma rica troca de conhecimentos e experiências. Além disso, estamos muito empolgados com a oportunidade de difundir informações sobre as doenças neuromusculares para estudantes e profissionais da saúde de diversas áreas, preparando ainda mais o nosso sistema de saúde para um atendimento cada vez mais eficiente, o que trará benefícios no manejo clínico e qualidade de vida aos nossos pacientes”, declara Elmano Carvalho.

O Encontro contará com a participação de Umbertina Conti Reed (USP-SP), que fará uma atualização sobre atrofia muscular espinhal, com destaque para as novas perspectivas terapêuticas, além de experts de Minas Gerais nesta área de estudo: Rafael Xavier, Antônio Lopes da Cunha Jr e Elmano Carvalho (Rede SARAH-BH), Sarah Texeira Camargos e Juliana Gurgel Giannetti (UFMG), Raquel Campos (IND- Uberlândia) e Gláucia Lara Resende (Santa Casa-BH). Cunha Jr. trará ainda as novidades em imagem de músculo apresentadas no encontro internacional MYO-MRI 2017, que será realizado na Alemanha uma semana antes do III Encontro Regional do DCMN de Belo Horizonte.

O evento do DC de Moléstias Neuromusculares também foi realizado em Juiz de Fora (MG), Belém (PA), Florianópolis (SC) e Brasília (DF), e se encerra na capital mineira.

 

III Encontro Regional do DCNM – Belo Horizonte

Data: 25 de novembro de 2017

Horário: das 8h às 13h30

Local: Hospital Mater Dei – Avenida do Contorno 9000 – Belo Horizonte

Agenda

Cursos e Eventos

+

Destaques

+
  • LISTA DE CONVOCADOS PARA A PROVA PRÁTICA DE NEUROLOGIA PEDIÁTRICA 2017

    Acesse

  • EDITAL CONCURSO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA EM NEUROLOGIA 2017

    informações

  • Nota de Esclarecimento da ABN: Internet, redes sociais e publicidade

    Saiba mais

  • Pesquisa: Dor de Cabeça. Uma iniciativa da ABN em parceria com a Sociedade Brasileira de Cefaleia

    Clique Aqui